Skip to content

Contemporânea

  • Projetos

  • Sobre

  • pt / en

    A Contemporânea inicia a sua actividade de forma regular a partir de abril de 2015 enquanto editora especializada em arte contemporânea que integra, ainda hoje, uma plataforma digital e duas edições impressas por ano. É um espaço aberto ao pensamento, à reflexão crítica e ao entendimento da criação contemporânea e da inscrição das suas práticas num contexto global.

    O seu objectivo principal é a promoção e divulgação da arte contemporânea produzida em Portugal, não obstante, privilegia igualmente outras perspectivas internacionais, no âmbito das várias práticas artísticas contemporâneas, que suscitem o debate e a reflexão crítica.

    Inclui vários formatos: crítica, ensaio escrito e visual, entrevista e reflexões várias sobre arte e cultura contemporânea. Integra também projectos de artistas e edições temáticas. 

    A Contemporânea, ao celebrar 10 anos de existência, assume-se como plataforma editorial e curatorial, onde artes e ideias e outras esferas públicas constroem narrativas e dialogam numa estratégia colaborativa. Foi desenvolvendo um conjunto valioso de conteúdos e competências, bem como um arquivo em constante atualização, que organiza, documenta e preserva um vasto corpo de conhecimento, nas suas diversas manifestações. Reunindo múltiplas vozes e práticas que indagam o social, o estético, o sonoro, o político e o performativo. Contextualiza e problematiza as práticas artísticas contemporâneas, investiga e cruza as suas premissas conceptuais.

    Em 2025-2026 irá desenvolver vários projectos que operam nos domínios da criação, edição e programação. Trata-se de uma proposta colaborativa composta por uma abordagem interdisciplinar, transnacional e colaborativa — dinâmicas evocativas das práticas artísticas contemporâneas que se afirmam interdisciplinares, globais e polissémicas. No seu conjunto, pretende celebrar universos híbridos. O conceito de híbrido enquanto processo de negociação e diálogo que potencia novas formas de conhecimento. Explorando a relação entre imagem em movimento, performance, som, teoria ecológica e partindo de uma posição pós-antropocêntrica, foca-se em práticas artísticas que problematizem estes enunciados. 

    Contemporânea
    ISSN 2795-5133

    Fundadora, Directora e Editora
     
    Celina Brás

    Editora Executiva (Atlantic e Hybrid)
    Paula Ferreira

    Produtora Executiva
    Helena Mendoça

    Tradução PT/EN
    Diogo Montenegro 

    Tradução EN/PT
    Nuno Cerqueira

    Website Design & Development
    rafaelgoncalves.pt