Ir para o conteúdo

Contemporânea

  • Projetos

  • Sobre

  • pt / en

    biarritzzz
    KaOuS

    Culturgest

    Num mundo de sistemas de vigilância, vemos uma personagem que acorda sem saber onde está. Um quarto misterioso é habitado por objetos aparentemente inofensivos, mas que escondem em si câmaras de vigilância. Através delas, seguimos a personagem enquanto ela tenta escapar deste lugar. Com recurso às pistas espalhadas pelo quarto, a personagem tem exatamente 9 minutos e 59 segundos para decifrá-las e fugir. 

    Esta obra fala sobre dominação, captura, crise e ilusão. Recorrendo à sátira e ao humor, o filme envolve a estética de imagens de câmaras de vigilância e as pedagogias do meme na sua essência e concretização.


    biarritzzz é a vencedora da Comissão Filme ATLANTIC
    CONTEMPORÂNEA 2025

    A comissão de Seleção composta por Inês Grosso, João Laia, Raphael Fonseca, Vitória Cribb escolheram a artista de Fortaleza, que vive e trabalha em Salvador, Brasil.

    KaOuS é a obra que biarritzzz apresentará na galeria 2 da CULTURGEST, em Lisboa, entre 24 de outubro e 9 de Novembro.

    Inauguração: 24.10
    sexta: 22h

    Horários Culturgest
    Terça—Domingo
    11h-18h

    A comissão ATLANTIC é uma iniciativa da plataforma CONTEMPORÂNEA de apoio à criação artística, com foco na imagem em movimento. De âmbito internacional, esta comissão tem por objetivo escolher artistas visuais que explorem o filme, o vídeo e o cinema experimental nas suas práticas.

    Comissão Atlantic 2025

    Direção artística
    Celina Brás

    Coordenação Comissão Atlantic
    Paula Ferreira

    Comissão de Seleção 
    Inês Grosso, João Laia, Raphael Fonseca, Vitória Cribb

    Local
    Culturgest Lisboa
    Gallery 2

    Inauguração
    24.10.2025
    FRI 10:00pm

    Datas
    25.10
    — 09.11.2025

    Parceria
    Culturgest

    Apoio
    DGArtes

    biarritzzz (1994, Fortaleza, vive e trabalha em Salvador, Brasil) é artista transmídia antidisciplinar e investiga linguagens, códigos e mídias. Acredita na magia e na baixa resolução como contra narrativas importantes para viver a atual disputa cosmológica de realidades. Participou de exposições no MAM Rio, Museu do Amanhã, Kunsthall Trondheim, State Of Concept Athens, Delfina Foundation, plataforma Satélite (Pivô Arte e Pesquisa), A.I.R Gallery, Centro Cultural São Paulo, The Wrong Biennale, FILE, The Shed NY, entre outros. Integra os acervos do MASP, Rhizome Artbase (New Museum), KADIST Foundation, Museu Nacional da República e Instituto Moreira Salles. Foi indicada ao Prêmio Pipa em 2023 e novamente em 2024.